top of page

Carta aos Alunos

Atualizado: 12 de jul. de 2020


Exposição Virtual julho 2020


Uma das coisas que mais me admira no ser humano é a capacidade de se adaptar. E mais do que se adaptar, se reinventar.


Essa crise que vivemos não é a primeira e certamente não será a última pela qual a humanidade terá que passar. E é sempre em momentos de crise que a criatividade humana é nossa porta de saída.


Aprendemos muito nesses tempos de pandemia. Reinventamos a forma de nos comunicarmos, de darmos aulas, de nos mantermos conectados com nossas famílias e amigos, nos fez repensar e resignificar nossas relações. E com isso crescemos enquanto seres humanos e cidadãos do mundo. Nunca o nosso planeta se apresentou tão nitidamente como uma grande aldeia global. Agora, mais do que nunca, sentimos que estamos todos interligados, e que a decisão de um afeta a vida de todos.


Da mesma forma que nossas aulas, que passaram a ser em vídeo, nossa exposição semestral também terá de ser diferente. Por mais que sintamos a falta do contato interpessoal, que a meu ver jamais será substituído, tivemos ganhos importantes. As aulas, que antes eram

exclusivas para os alunos presentes no Sesc, hoje podem alcançar um número ilimitado de pessoas. Podem ser compartilhadas por familiares e amigos. Nós mesmos, professores, estamos tendo a oportunidade de acompanhar as aulas dos nossos colegas.


Os trabalhos de vocês na nossa exposição virtual, terão um alcance que irá muito além dos seus familiares e convidados. As mensagens de vocês enquanto jovens artistas chegarão a lugares antes inimagináveis por nós.


E com isso cresce também a sua responsabilidade. O que querem transmitir para o mundo? Como querem ser enxergados? As aulas presenciais irão voltar, eventualmente. E eu, acredito que assim como muitos de vocês, estou ansiosa para isso. Mas elas nunca mais serão as mesmas. Porque nós, alunos e professores, não seremos mais os mesmos. Todos estamos crescendo com essa crise, evoluindo, e essa nova realidade que irá surgir trará ainda mais desafios e possiblidades, para os quais teremos que continuar nos reinventando. E é bom que seja assim. É dessa forma que a humanidade caminha e se transforma, transformando consigo o mundo em que vivemos.


Ana Paula S. Lima – Profa. de Ética e Cidadania

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CICLOS

bottom of page