Um Novo Poder

Atualizado: Jul 9



“Por um poder imortal, todas as coisas, perto ou distante, ocultamente estão ligadas entre si. E tão ligadas estão, que não se pode tocar uma flor sem incomodar as estrelas”. Essa frase do Poeta Inglês do Séc XVIII, Francis Thompson, não poderia ser mais atual e “simboliza” a realidade vivenciada em qualquer tempo.


Cada atitude nossa, consequentemente, resulta em uma reação, próxima ou global, “causa e efeito”... Não importa se estamos falando de um indivíduo na China, na Austrália ou no Alasca. O importante é compreendermos que o papel de cada um de nós é importante e trás em sí, elementos de transformação e repercussão aos demais. Isso tudo, naturalmente, se aplica à todos os campos da vida. Dos nossos relacionamentos interpessoais, de amizade, família, escola, espaços públicos e tudo, até à nossa atuação profissional.


Estivemos e estamos diante de um novo modelo de ensino, à distância, adaptada a esse “cenário” momentâneo, que trouxe a todos nós, não só aos professores, mas também aos alunos, uma metodologia que abriu espaço ao novo “modus operandi” na transmissão virtual das aulas práticas. Desafio para ambos, ninguém estava preparado para receber e dar um conteúdo que sempre esteve no campo prático e no acompanhamento presencial.


É bem possível que ao retornarmos e, espero que seja em breve, nossas atividades deverão possuir um maior envolvimento e atenção, uma vez que o conceito de tempo-espaço e a convivência em grupos, foram completamente alterados e passarão a ter novos significados, mais valorizados, presenciados e sentidos por todos. Espero.

Parabéns aos que se empenharam, se dedicaram e produziram esse conteúdo, com todas as dificuldades enfrentadas e “indiretamente impostas”, apresentando um excelente resultado.


Fiquemos com os registros desse período, nessa nova e primeira exposição virtual. Uma exposição que simula essa percepção de uma “possibilidade da realidade materializada”, levando-nos a esse “passeio” num ambiente e “escala virtual”.


Gratidão ao Universo. Divirtam-se !

Arqº Eduardo Cordeiro de Araújo – Professor de Linguagem de Arquitetura - Percepção Espacial.

14 visualizações

© 2020 por Triade. Orgulhosamente criado com Wix.com 

Via Cultural Instituto de Pesquisa e Ação Pela Cultura

  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Facebook Clean