Memórias na Cultura


Oficina de Ética e Cidadania

Olá! Meu nome é Ana Paula Lima, sou jornalista e ministro as aulas de Ética e Cidadania.

Como um curso de formação de jovens, acredito ser essa oficina essencial, na medida em que traz discussões sobre moral, ética e o papel desses conceitos na formação do caráter de cada indivíduo. Discutimos também o que é ser um cidadão, e o que é exercer sua cidadania de fato, trazendo para os jovens a compreensão de que eles exercessem um papel essencial dentro da sociedade.

Para tanto, é de extrema importância o conhecimento de direitos e deveres, do funcionamento do sistema político, da formação e desenvolvimento de nossa cidade e dos problemas que hoje enfrentamos, muitas vezes decorrentes de decisões tomadas no passado. É preciso também entender a importância da preservação da nossa história e de nosso patrimônio cultural para entendermos nossa realidade presente e como parâmetro para tomar decisões mais acertadas no futuro.

Discutimos também uma questão atual que muito impacta a sociedade, que são as mídias sociais, e mais especificamente as Fake News. Esse fenômeno, que não é novidade, mas que vem crescendo de maneira assustadora nos últimos anos, tem trazido enormes problemas sociais como a desinformação, a manipulação da opinião pública e a polarização da política, levando inclusive à disseminação de estereótipos e preconceitos, que tanto prejudicam o desenvolvimento de nossa sociedade.

Não são assuntos que possam ser encerrados em apenas poucos meses, mas procurei trazer informações que despertassem a curiosidade e o interesse dos jovens, conscientizando-os da importância dessas discussões e do papel que cada um tem na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

4 visualizações

© 2020 por Triade. Orgulhosamente criado com Wix.com 

Via Cultural Instituto de Pesquisa e Ação Pela Cultura

  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Facebook Clean